Submarino Carioca
 

voltar

A importância de projetos de ambientação para humanização da atenção à saúde:

Considerando o longo tempo que os usuários passam no hospital durante o tratamento de câncer, o Instituto Desiderata investe na transformação do ambiente, tornando-o um espaço acolhedor, lúdico e agradável para pacientes, cuidadores e profissionais de saúde.

Nossa intenção é que esse espaço possa influenciar mudanças nas práticas de produção e promoção da saúde nos hospitais públicos do Rio de Janeiro, além de minimizar os impactos do tratamento em todos os envolvidos.

Para desenvolver os projetos de ambientação em hospitais públicos, que fazem parte da política Unidos pela Cura, nos inspiramos na experiência pioneira de humanização da Quimioteca do Instituto de Oncologia/GRAACC, em São Paulo, e na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

Gringo Cardia é o cenógrafo e designer responsável que trabalha voluntariamente com o Desiderata na criação desses projetos.

Ambientação das salas de exames e  transformação de um aparelho de tomografia em submarino amarelo para amenizar o impacto da realização de exames com uso de anestesia em crianças.

avaliações