ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO

 A área de educação do Instituto Desiderata atuou no segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que atende ao público adolescente e tem altos índices de evasão escolar. O propósito era fortalecer as políticas públicas educacionais para os adolescentes da cidade, por meio da mobilização, articulação e formação de professores, gestores e estudantes da rede pública municipal, além de apoiar a produção e disseminação de conhecimentos nesse segmento de ensino.

Com o encerramento da área de educação, o trabalho realizado até junho de 2017 teve como objetivos valorizar toda trajetória, avanços conquistados e conhecimento acumulado ao longo dos últimos 6 anos, confiando de que a rede construída pudesse ser uma base importante para a continuidade das ações realizadas pelo Instituto Desiderata.  Nesse sentido, todas as atividades foram pensadas para possibilitar a transição dos projetos, respeitando e dialogando com os parceiros e tentando garantir continuidade à causa defendida.

LEGADO

• Comunicação e mobilização dos parceiros para atuarem na continuidade dos projetos, a partir de reuniões com 15 parceiros interlocutores, dentre eles Secretaria Municipal de Educação, MultiRio e outras organizações sociais de educação;

• Organização e doação do acervo de livros e demais publicações da área para a Gerência de Mídia-educação da Secretaria Municipal de Educação (SME).

• Realização do seminário Educação no Segundo Segmento, no dia 28/04, no Museu de Arte do Rio (MAR). O objetivo foi apresentar o legado e a importância de continuidade das ações voltadas para o segundo segmento do ensino fundamental a gestores públicos, professores e interessados na causa. Contou com a presença do Cesar Benjamin, Secretário Municipal de Educação, e Caique Botkay, presidente de MultiRio.

• Lançamento de Educação Com Adolescentes no Rio de Janeiro: aprendizados do Instituto Desiderata 2010 – 2016, uma sistematização dos principais aprendizados da área de educação a partir de sua atuação. O livro foi lançado no seminário e distribuído para todas as 420 escolas de segundo segmento da rede municipal.

O LAPOPE – Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais, da UFRJ, manifestou interesse em continuar com a plataforma, mas ainda está em busca de parceiros financiadores.

Ações desenvolvidas para a continuidade do programa:

• Durante o ano de 2017, o Instituto Desiderata investiu na manutenção da plataforma.

• O LAPOPE escreveu o Latitude em um edital de fomento à pesquisa do CNPQ, como parte de um projeto grande de pesquisa. A divulgação do resultado do edital está atrasada.

• O site foi atualizado com novos textos de apresentação e foi retirada a logo do Desiderata.

A Rede Educação com Adolescentes (RECA) foi proposta e vinha sendo articulada pelo Desiderata com o objetivo de refletir, planejar ações, fortalecer e propor políticas públicas voltadas para adolescentes do Rio de Janeiro. No processo de transição dos projetos, foi criado um comitê gestor composto por professores de escolas municipais e profissionais de ONGs, com reuniões semanais e que dividem a coordenação executiva da RECA.

ESTRATÉGIA

Reuniões RECA

Principais conquistas: após inúmeras articulações com gestores da Secretaria Municipal de Educação, a RECA se reuniu com o secretário municipal de educação, Cesar Benjamin, que reconheceu a importância e força da RECA a partir de sua representatividade e formalizou a participação da SME na RECA. Além disso, convidou o grupo para pensar propostas para o segundo segmento que possam compor o planejamento estratégico da SME. A RECA preparou um documento que foi entregue para o secretário com foco em formação de professores e participação do adolescente na escola.

Principais ações desenvolvidas até junho de 2017:

• 5 reuniões gerais da RECA e formação do comitê gestor, tendo como pautas principais: criação coletiva do novo site da RECA; parceria com o MAR e UNICEF para encontros de formação sobre adolescências a serem realizados no MAR; criação de um plano de sustentabilidade para a RECA pelo comitê gestor; e propostas para o planejamento estratégico da SME.

• Parceria com o UNICEF, que cedeu uma sala no escritório do Rio para reuniões mensais da RECA.

• Participação no bate-papo sobre evasão escolar promovido pelo UNICEF na escola municipal Nilo Peçanha. A convidada do UNICEF, Margaret Cund, veio do Reino Unido para ouvir os adolescentes da escola sobre o tema.

• Inscrição de projeto no edital do Fundo Brasil de Direitos, criado e escrito pela equipe do Desiderata e do Cecip e tem a RECA como proponente.

RESULTADOS

RELATÓRIO ANUAL 2017