O segundo segmento do ensino fundamental, etapa que atende aos adolescentes estudantes (11 a 14 anos), ainda recebe pouca atenção das políticas públicas e das pesquisas na área de educação. Desde 2009, o Instituto Desiderata vem trabalhando em prol da educação com adolescentes na cidade do Rio de Janeiro, que conta com a maior rede municipal de ensino da América Latina com 527 escolas de segundo segmento, 11.809 professores e 225.991 estudantes (*).
Indicadores educacionais mostram que os níveis de proficiência são insuficientes para 75% dos estudantes em matemática e 50% em português (**). 34% dos estudantes estão atrasados (*) pelo menos um ano em relação à série que deveriam estar cursando. Para mais dados sobre o segundo segmento clique aqui.
Diante dessa realidade preocupante, temos realizado pesquisas, debates e advocacy, envolvendo a participação ativa de professores, gestores e estudantes das escolas para pensar e propor uma educação que dialogue mais com os anseios dos adolescentes e resulte em melhores condições de ensino-aprendizagem e desempenho escolar. Acreditamos que educadores e estudantes conhecem profundamente a sua própria realidade e são atores essenciais no processo de mudança, propondo e monitorando políticas públicas de educação.
Para isso, o Instituto Desiderata dedicou seus últimos anos a três áreas estratégicas:
1) Formação de professores
2) Produção e disseminação de conhecimento e comunicação sobre o segundo segmento
3) Mobilização e articulação de atores em torno da causa da educação com adolescentes.
Em 2015, os três programas LATITUDE, PRISMA E INTERVALO deram continuidade às ações e estratégias da área, em parceria com a Gerência de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação, o Museu de Arte do Rio (MAR), e o Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio (GRUPEM) e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ (LAPOPE).
Além disso, dois projetos destacaram-se na agenda de produção de conhecimento, mobilização e articulação:
• Criação da Rede Educação Com Adolescentes
(*) Fonte: Censo Escolar 2014
(**) Fonte: Microdados Prova Rio 2013
Aprimoramos e relançamos a plataforma LATITUDE em setembro. Alguns pontos merecem atenção:
• Redução do número de indicadores educacionais para facilitar o acesso e aumentar a velocidade de navegação;
• Reformulação do design e inclusão de novas seções para ampliar as reflexões sobre educação com adolescentes e suas práticas;
• Desenvolvimento e implementação do curso LATITUDE para supervisores do Programa Escolas em Foco da SME-Rio com o objetivo de qualificar o uso de indicadores educacionais de forma a ampliar o uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional de 400 escolas municipais. Outros resultados importantes:
supervisores da rede participaram do curso com 10 encontros sobre o uso de indicadores educacionais;
A plataforma LATITUDE foi citada em 2 artigos do colunista Antônio Gois, no jornal O Globo, em 1 programa Escola da Vida, na rádio CBN e em 1 artigo da BBC Brasil.
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RESULTADOS
Plataforma de indicadores educacionais georreferenciados do município do Rio de Janeiro, com o qual é possível fazer buscas e monitoramento de dados por escola da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) ou Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A plataforma também oferece informações do contexto geográfico, histórico, social e cultural do entorno das escolas
e reflexões sobre educação no município do Rio de Janeiro.
ESTRATÉGIA
Espaço virtual de disseminação de práticas pedagógicas com adolescentes desenvolvidas por professores da rede municipal do Rio
de Janeiro, a partir de relatos feitos pelos próprios educadores.
ESTRATÉGIA
Identificamos professores da rede municipal que possuem práticas pedagógicas bem-sucedidas com adolescentes e diversas linguagens da arte e das mídias no cotidiano escolar. Organizamos reuniões de mobilização e troca com esses professores que produziram, a partir desses encontros, conteúdos para as edições, divididas pelas regiões da cidade do Rio de Janeiro.
reuniões de mobilização
edições publicadas com 21 relatos
de 36 professores
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RESULTADOS
Criação de espaços de formação, reflexão, debate e práticas educativas com adolescentes. Construção de redes colaborativas de conhecimentos, práticas e proposições. A ação reúne professores, gestores públicos, pesquisadores e organizações sociais em seminários, cursos, encontros e oficinas para a troca de ideias, aprendizagens e experiências sobre o segundo segmento do ensino fundamental.
• Seminário com a presença da secretária de educação do município do Rio de Janeiro, Helena Bomeny, para o lançamento da pesquisa “Projetos de mídia-educação e aprendizagem escolar nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro”, da primeira edição de 2015 da Plataforma Prisma e do Prêmio Anísio Teixeira (SME-Rio), com foco em adolescências. Fotos
• Curso de extensão “Cognição, tecnologias e práticas pedagógicas”, coordenado pela Profa. Dra. Rosália Duarte, em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia – GRUPEM – da Puc-Rio e com a SME-Rio voltado para professores e gestores do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE), equipe da 2ª CRE e nível central. Fotos
• Mobilização da Rede Educação Com Adolescentes envolvendo professores, gestores, estudantes e integrantes de ONGs com o objetivo de gerar ações coletivas que deem visibilidade pública ao tema e possibilitem maior incidência nas políticas públicas educacionais. Fotos 1 | Fotos 2 | Fotos 3
professores e gestores no seminário
professores do GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais), gestores do nível central e CRE em curso de 45
horas-aula
professores, gestores, estudantes e integrantes de ONGs em 7 encontros de criação da Rede Educação Com Adolescentes
Produção e disseminação de conhecimento necessário para subsidiar e embasar políticas públicas para o segundo segmento.
ESTRATÉGIA
Pesquisa “Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar”, em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia – GRUPEM – da Puc-Rio e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma quantitativa online, realizada ao longo de 2015, e uma qualitativa a ser realizada em 2016. A pesquisa se tornou inédita por reunir, na primeira etapa, um número expressivo de respostas da maior rede pública da América Latina.
(927) escolas de ensino fundamental responderam ao questionário online enviado para as escolas.
RESULTADOS
PESQUISA