RELATÓRIO ANUAL 2015

O segundo segmento do ensino fundamental, etapa que atende aos adolescentes estudantes (11 a 14 anos), ainda recebe pouca atenção das políticas públicas e das pesquisas na área de educação. Desde 2009, o Instituto Desiderata vem trabalhando em prol da educação com adolescentes na cidade do Rio de Janeiro, que conta com a maior rede municipal de ensino da América Latina com 527 escolas de segundo segmento, 11.809 professores e 225.991 estudantes (*).

Indicadores educacionais mostram que os níveis de proficiência são insuficientes para 75% dos estudantes em matemática e 50% em português (**). 34% dos estudantes estão atrasados (*) pelo menos um ano em relação à série que deveriam estar cursando. Para mais dados sobre o segundo segmento clique aqui.

Diante dessa realidade preocupante, temos realizado pesquisas, debates e advocacy, envolvendo a participação ativa de professores, gestores e estudantes das escolas para pensar e propor uma educação que dialogue mais com os anseios dos adolescentes e resulte em melhores condições de ensino-aprendizagem e desempenho escolar. Acreditamos que educadores e estudantes conhecem profundamente a sua própria realidade e são atores essenciais no processo de mudança, propondo e monitorando políticas públicas de educação.

Para isso, o Instituto Desiderata dedicou seus últimos anos a três áreas estratégicas:

1) Formação de professores

2) Produção e disseminação de conhecimento e comunicação sobre o segundo segmento

3) Mobilização e articulação de atores em torno da causa da educação com adolescentes.

Em 2015, os três programas LATITUDE, PRISMA E INTERVALO deram continuidade às ações e estratégias da área, em parceria com a Gerência de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação, o Museu de Arte do Rio (MAR), e o Grupo de Pesquisa, Educação e Mídia da PUC-Rio (GRUPEM) e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais da UFRJ (LAPOPE).

Além disso, dois projetos destacaram-se na agenda de produção de conhecimento, mobilização e articulação:

Pesquisa “Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar” realizada em parceria com a PUC-Rio e a SME-Rio

Criação da Rede Educação Com Adolescentes

(*) Fonte: Censo Escolar 2014

(**) Fonte: Microdados Prova Rio 2013

Aprimoramos e relançamos a plataforma LATITUDE em setembro. Alguns pontos merecem atenção:

Redução do número de indicadores educacionais para facilitar o acesso e aumentar a velocidade de navegação;

Reformulação do design e inclusão de novas seções para ampliar as reflexões sobre educação com adolescentes e suas práticas;

Desenvolvimento e implementação do curso LATITUDE para supervisores do Programa Escolas em Foco da SME-Rio com o objetivo de qualificar o uso de indicadores educacionais de forma a ampliar o uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional de 400 escolas municipais. Outros resultados importantes:

supervisores da rede participaram do curso com 10 encontros sobre o uso de indicadores educacionais;

A plataforma LATITUDE foi citada em 2 artigos do colunista Antônio Gois, no jornal O Globo, em 1 programa Escola da Vida, na rádio CBN e em 1 artigo da BBC Brasil.

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22 5.615

RESULTADOS

Plataforma de indicadores educacionais georreferenciados do município do Rio de Janeiro, com o qual é possível fazer buscas e monitoramento de dados por escola da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio) ou Coordenadoria Regional de Educação (CRE).  A plataforma também oferece informações do contexto geográfico, histórico, social e cultural do entorno das escolas
e reflexões sobre educação no município do Rio de Janeiro.

ESTRATÉGIA

Espaço virtual de disseminação de práticas pedagógicas com adolescentes desenvolvidas por professores da rede municipal do Rio
de Janeiro, a partir de relatos feitos pelos próprios educadores.

ESTRATÉGIA

Identificamos professores da rede municipal que possuem práticas pedagógicas bem-sucedidas com adolescentes e diversas linguagens da arte e das mídias no cotidiano escolar. Organizamos reuniões de mobilização e troca com esses professores que produziram, a partir desses encontros, conteúdos para as edições, divididas pelas regiões da cidade do Rio de Janeiro.

4 3 6.602

reuniões de mobilização

edições publicadas com 21 relatos
de 36 professores

visualizações de página

RESULTADOS

Criação de espaços de formação,  reflexão, debate e práticas educativas com adolescentes. Construção de redes colaborativas de conhecimentos, práticas e proposições. A ação reúne professores, gestores públicos, pesquisadores e organizações sociais em seminários, cursos, encontros e oficinas para a troca de ideias, aprendizagens e experiências sobre o segundo segmento do ensino fundamental.

ESTRATÉGIA
125 18 92

professores e gestores no seminário

professores do GENTE (Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais), gestores do nível central e CRE em curso de 45
horas-aula

professores, gestores, estudantes e integrantes de ONGs em 7 encontros de criação da Rede Educação Com Adolescentes

RESULTADOS

Produção e disseminação de conhecimento necessário para subsidiar e embasar políticas públicas para o segundo segmento.

ESTRATÉGIA

Pesquisa “Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar”, em parceria com o Grupo de Pesquisa Educação e Mídia – GRUPEM – da Puc-Rio e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma quantitativa online, realizada ao longo de 2015, e uma qualitativa a ser realizada em 2016.  A pesquisa se tornou inédita por reunir, na primeira etapa, um número expressivo de respostas da maior rede pública da América Latina.

91%

(927) escolas de ensino fundamental responderam ao questionário online enviado para as escolas.

RESULTADOS

PESQUISA