RELATÓRIO ANUAL 2015

Em 2015, questões políticas e econômicas influenciaram diretamente a vida das pessoas, organizações e governos, provocando o repensar de todos que buscam a transformação social. Isso não foi diferente no Instituto Desiderata. O desafio da sustentabilidade organizacional e da mobilização social e pública em torno da educação e saúde nos motivaram a ampliar ainda mais o diálogo com organizações e sociedade, e reafirmaram a importância da produção de conhecimentos e ações em rede.

Na saúde, o tema da informação sobre o câncer infantojuvenil continua sendo nosso lema!  Apesar de ser uma doença de alto impacto social e econômico, pouco se sabe sobre os casos de câncer em crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. O 3º Fórum de Oncologia Pediátrica trouxe experiências nacionais e internacionais, e continuamos monitorando o cenário da oncologia pediátrica e cobrando avanços nos registros de câncer. A experiência de ambientação em hospitais públicos foi sistematizada, a partir de duas pesquisas que comprovam sua relevância no tratamento de crianças com câncer e, portanto, merece ser disseminada.

Na educação, atuamos em um cenário complexo, em que estudantes e professores historicamente não participam da implementação das políticas públicas, e no qual escolas, organizações sociais e governos atuam isoladamente. Além de continuar qualificando as informações sobre educação no segundo segmento do ensino fundamental, iniciamos a formação de uma rede de ONGs, estudantes e professores para promover uma educação COM adolescentes que inclua suas necessidades reais e una esforços para qualificar os processos de ensino e aprendizagem no Rio de Janeiro.

Temos consciência de que há muito a fazer para melhorar a saúde e educação de crianças e adolescentes do Rio de Janeiro. Os avanços apresentados neste relatório são fruto do empenho de uma equipe qualificada e comprometida e, principalmente, de uma rede de parceiros e organizações que buscam soluções conjuntas para uma real transformação social em nosso estado.

Boa leitura!

Roberta Costa Marques | Diretora Executiva