RELATÓRIO
ANUAL 2014
2014, um ano de reflexão.
É com grande alegria que compartilho os resultados das ações do ano neste relatório online, fruto de um trabalho em equipe, da qual tenho orgulho de fazer parte e que, acima de tudo, preza pela transparência de suas atividades.
O ano de 2014 foi, sem dúvida, um ano importante para reflexão e revisão das ações estratégicas do Desiderata. Pensando sempre em qualificar nossa contribuição à sociedade, em especial, às crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, focamos na produção e disseminação de conhecimentos estratégicos para articular e mobilizar gestores e formuladores de políticas públicas nas áreas de saúde e educação.
Temos centrado nossos esforços em duas áreas críticas dentro dos macrocampos saúde e educação: o câncer infantojuvenil, uma doença de grande impacto na família que, apesar de ser a primeira causa de morte de 5 a 19 anos no Brasil, tem baixa prevalência e, portanto, não entra na agenda de prioridades dos governantes apesar das altas chances de cura; e na educação, nosso olhar está voltado para os adolescentes, mais especificamente do segundo segmento do ensino fundamental, onde os indicadores são mais preocupantes e há um enorme abismo entre professores ainda analógicos e alunos, tidos como nativos digitais e que demandam uma nova educação.
Para endereçar esses problemas no último ano, destaco, na área de saúde, a elaboração do Panorama da oncologia pediátrica no Estado do Rio de Janeiro - como forma de monitorar o setor e dar luz à discussão sobre a qualidade da informação: tema central para o planejamento de ações efetivas de melhoria da qualidade do serviço público em saúde. Em educação, consolidamos nossa atuação na formação de professores por meio de temas importantes para aproximá-los de seus alunos: práticas mídia-educativas, culturas juvenis e o uso de indicadores educacionais para melhoria da prática escolar. Por fim, deixo aqui meus sinceros agradecimentos a todos nossos parceiros - sem vocês esses resultados não seriam possíveis; e à equipe que trabalha, de forma comprometida e dedicada, para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes cariocas.
Boa leitura!
Roberta Costa Marques | Diretora Executiva