RELATÓRIO
ANUAL 2013

Na Oncologia Pediátrica,  os programas são desenvolvidos com o objetivo de ampliar as chances de cura de  crianças e adolescentes diagnosticados com câncer, primeira causa de morte por doença, na faixa etária de 5 a 19 anos no Brasil. Realizados sempre de forma articulada com organizações públicas e sociais, nosso desafio é mobilizar gestores para a definição de políticas públicas que assegurem uma rede de atenção ao câncer infantojuvenil  que priorize o diagnóstico precoce, o acesso rápido e o tratamento de qualidade para crianças e adolescentes do Rio de Janeiro.

O programa Unidos pela Cura tem como foco o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento. Considerando a importância do ambiente e do lúdico no processo de hospitalização e recuperação da saúde, os projetos  Aquário Carioca, Hospedaria Juvenil e Submarino Carioca transformam salas de quimioterapia, leitos de internação e equipamentos diagnósticos em espaços lúdicos e acolhedores para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Para manter o tema do câncer infantojuvenil na pauta dos gestores públicos de saúde, além das ações de articulação realizadas, o Fórum de Oncologia Pediátrica é o espaço de grande mobilização, trocas de experiências e proposição de ações aos gestores públicos, visando a qualificação da rede de atenção ao câncer infantojuvenil no Rio de Janeiro.

A iniciativa é gerida de forma corresponsável por organizações da sociedade civil, hospitais especializados e gestores públicos das três esferas de governo, e está estruturada em três eixos: capacitação de profissionais de saúde para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil; fluxo de encaminhamento das suspeitas atendidas na Atenção Primária e encaminhadas em até 72h para investigação nos hospitais públicos especializados, e informação: registro dos casos encaminhados em um sistema que permite o monitoramento dos dados e sua divulgação através do Boletim Informativo Unidos pela Cura. O Instituto Desiderata faz parte da Secretaria Executiva  e realiza trabalho constante de articulação e mobilização de todos os atores em torno do tema. Diagnóstico precoce e tratamento de qualidade são ações primordiais para alcançar taxas de cura de até 80%!

CAPACITAÇÃO FLUXO

encaminhamentos

ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
estratégia resultados
53 71 153

alunos capacitados

62

avaliações diagnósticas concluídas

11

ONCO HEMATO

15

outra especialidade

36

unidade

de origem

9

cartões em investigação

cartões encaminhados

crianças acolhidas pelos Polos de Investigação

Fundação do Câncer é a 18ª instituição corresponsável pelo Unidos pela Cura

Câncer infantojuvenil no Plano de Atenção Oncológica do Estado do Rio de Janeiro

98% dos alunos avaliaram que o curso atingiu seu objetivo

94% informa ter aprendido como encaminhar os casos de suspeita

25,6% acolhidas em até 72h

32% acolhidas em até 7 dias

suspeitas de câncer confirmadas

11
FORTALECIMENTO DA REDE DE TRATAMENTO

Inspirar mudanças no clima hospitalar tendo como ponto de partida a transformação do espaço físico em um ambiente lúdico e acolhedor, que possa reduzir o impacto do tratamento para a criança, o adolescente, o cuidador e os profissionais de saúde. Os projetos: Aquário Carioca - salas de quimioterapia com tema de fundo do mar;  Hospedaria Juvenil – leito de internação exclusivo para adolescentes e Submarino Carioca –tomógrafo transformado em um imenso submarino amarelo são implementados pelo Instituto Desiderata, em parceria com pessoas físicas ou jurídicas, nos hospitais públicos que fazem parte do Unidos pela Cura. O Desiderata também apoia a manutenção e definição da estratégia de sustentabilidade desses espaços,  promovendo encontros de intercâmbio entre as equipes dos hospitais.

AQUÁRIO CARIOCA

4º 1ª
1.489

exames realizados

175 7

anestesias indicadas

crianças necessitaram ser anestesias

75

ESTRATÉGIA

RESULTADOS

diagnósticos de câncer

Aquário Carioca é inaugurado, no Hemorio

(Sala de quimioterapia e transfusão sanguínea)

pesquisa e avaliação do Projeto Aquário Carioca realizada antes e depois da implementação do projeto

• 2.000 crianças/ano • 1.100 adolescentes /ano

SUBMARINO CARIOCA

Manter o câncer infantojuvenil na agenda dos gestores públicos, propondo ações que possam influenciar a definição de políticas públicas que assegurem o diagnóstico precoce e o tratamento de qualidade para crianças e adolescentes com câncer. Promovido pelo grupo gestor do Unidos pela Cura, o Fórum de Oncologia Pediátrica é realizado a cada dois anos, e reúne gestores, profissionais de saúde e sociedade em geral no debate sobre os desafios para estruturação da rede de atenção ao câncer infantojuvenil no Estado do Rio de Janeiro.

255

participantes

15

palestrantes

e mediadores

4

grupos de trabalho

Carta de Recomendações entregue a todos os gestores

ESTRATÉGIA

RESULTADOS