RELATÓRIO
ANUAL 2013

OBJETIVO

Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem as culturas juvenis e a participação dos jovens
na escola.

Na educação, nosso olhar está voltado para os adolescentes e sua relação com a aprendizagem. Em diagnóstico realizado na cidade do Rio de Janeiro, identificamos que é nessa etapa da vida que os indicadores educacionais são mais preocupantes e que os investimentos em pesquisa e programas públicos ou privados são mais escassos.

Considerando que a aprendizagem do adolescente é o nosso “norte”, entendemos que ela só se dará quando houver uma escola que faça sentido para alunos e educadores.  Acreditamos que o Instituto Desiderata, como organização da sociedade civil, pode contribuir para o desenvolvimento de novas práticas que contemplem as culturas juvenis, ficando a cargo das universidades e gestores públicos investirem na formação  inicial e continuada.

Certamente a formação de professores para o campo da mídia-educação, envolvendo as diferentes linguagens (audiovisual, música, artes cênicas, literatura, fotografia) e tecnologias, contribui para prática educativa, favorece o diálogo e a comunicação direta dos professores com o universo e a cultura dos estudantes. Condições fundamentais para uma participação crítica e criativa dos adolescentes em seus processos de construção de conhecimentos, dentro e fora da escola.

APRENDIZADOS E FRUTOS 2014

De 2010 a 2013, o Programa Megafone realizou uma pesquisa participativa com adolescentes e desenvolveu grupos de formação com professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal do Rio de Janeiro. A partir dessa experiência, em 2014, apresentamos 3 programas de formação de educadores utilizando a mídia-educação: Intervalo, Prisma e LAtitude.

Espaço de formação continuada de educadores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro para produção de conhecimentos e desenvolvimento de ações, a partir de práticas vivenciadas nas comunidades escolares.

encontros com educadores

60 professores participaram

exibições de filmes com debate

50 professores participaram

1

Filme: Colegas | Debate com Breno Viola, ator do filme e Júlia Milman, psicóloga | Local: Arena Carioca Dicró, na Penha

Filme: A Aventura do Kon Tiki | Debate com Felícia Krumholz e Bete Bullara | Local: Estação Rio

Filme: InRealLife | Festival de cinema do Rio/Estação Rio

2 dias de exibição de vídeos produzidos por alunos da rede municipal | Debate com Felícia Krumholz, Bete Bullara e Simone Monteiro | Local: Bienal do Livro

seminário

Juventudes e Mídias | Festival de Cinema do Rio | Debate com a diretora inglesa Beeban Kidron, pesquisadora Flávia Turino e mediação de Bárbara Pereira.

O programa com ação presencial ganha novo nome em 2014! O Megafone surgiu do desejo de ouvir os professores e criar coletivamente ações para rede. Ao incorporar a ideia central do tempo para formação de professores no diálogo com a mídia-educação, nasce o INTERVALO: mídia-educação em debate.

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ESTRATÉGIA

PRISMA nasceu do desejo do Instituto Desiderata de reunir olhares distintos sobre questões que envolvem adolescentes e jovens hoje e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para eles. Filósofos, psicanalistas, educadores, escritores, comunicadores e, claro, os maiores conhecedores das próprias trajetórias, os adolescentes e os jovens, terão seus pontos de vista expostos na plataforma. É uma rede de formação que utiliza a concepção de mídia-educação, com a premissa de beber nas fontes de diversas áreas do conhecimento. É principalmente para educadores que a plataforma está voltada, com o objetivo de promover, naqueles que cotidianamente estão próximos aos jovens nos ambientes escolares, outros ângulos sobre culturas juvenis produzidas fora dos muros das escolas.

Formação de equipe multidisciplinar, criação de identidade visual, elaboração, produção de uma plataforma digital mídia-educativa. Espaço de reflexão e troca de ideias, que apresenta em cada edição um tema desenvolvido a partir de diferentes linguagens: música, artes visuais e cênicas, produções audiovisuais, diversos gêneros textuais e também o universo das tecnologias da informação e da comunicação.

ESTRATÉGIA

RESULTADOS

Frente a grande produção de informação no campo educacional hoje, muitas vezes a população interessada tem dificuldade de acesso, manuseio e interpretação dos dados disponíveis. No entanto, a análise cuidadosa das evidências é indispensável para a compreensão das situações e problemas que vivemos em nossas escolas.  Dessa forma, procuramos desenvolver uma plataforma que facilite o acesso, a leitura e interpretação de dados no campo educacional. Onde o usuário possa navegar de forma intuitiva, ágil, lúdica.

 

Com a intenção de garantir o caráter científico e a amplitude deste trabalho, estabelecemos uma parceria com o Observatório Educação e Cidade, envolvendo professores e estudantes da UFRJ, PUC-Rio e UERJ.

Elaboração e produção de plataforma digital de gestão de informações acerca dos indicadores educacionais oficiais do município do Rio de Janeiro: ferramenta de problematização de questões educacionais com interface atraente (destaque para a dimensão geográfica), que instiga a reflexão e o debate.

 

Pré-lançamento da plataforma em seminário para pesquisadores organizado pelo Observatório Educação e Cidade que aconteceu no Arquivo Nacional, Rio de Janeiro.

ESTRATÉGIA

RESULTADOS