RELATÓRIO
ANUAL 2013

Em dez anos, o Instituto Desiderata se consolidou como uma organização sem fins lucrativos que trabalha junto aos gestores públicos e com propósito claro: contribuir para que todas as crianças e adolescentes do Rio de Janeiro tenham seus direitos básicos garantidos, educação e saúde.

Buscamos fazer diferença investindo na qualidade da educação de adolescentes, segmento que exige olhar atento das políticas públicas e da sociedade civil, tendo em vista o enorme risco de exclusão social nesta etapa da vida. Aqui você encontrará os resultados dos programas voltados para a formação de professores através da mídia-educação, tema estratégico para a aprendizagem desse público.

A oncologia pediátrica é a nossa escolha dentro da saúde. Primeira causa de morte por doenças entre 5 e 19 anos no Brasil, atuamos junto aos gestores públicos e hospitais, para que o tratamento seja tempestivo e de qualidade. As ações de articulação e mobilização são a principal frente do trabalho e se concretizaram, no último ano, na produção de uma Carta de Recomendações entregue aos gestores públicos, fruto do 2º Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro.

Passados dez anos, é tempo de comemorar os avanços e também refletir sobre o caminho percorrido, e ajustar o percurso para superar os desafios impostos na gestão, no monitoramento e avaliação das políticas públicas de educação e saúde.

Com muita alegria apresento este relatório anual, trabalho coletivo da equipe que conseguiu destacar as principais ações e resultados, e comunicar de forma renovada, objetiva e interativa.

Boa navegação!

Roberta Costa Marques | Diretora Executiva