Seta Breadcrumb Home > Notícias

D-Notícias

12 de agosto de 2009 Workshop discute resultados da Pesquisa sobre Parcerias para Educação
     

Escolas, ONGs, empresas e a Secretaria Municipal de Educação discutiram ontem os resultados da pesquisa sobre as parcerias público-privadas em curso na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, encomendada pelo Instituto Desiderata e realizada pela Innova Pesquisa e Assessoria e pelo Instituto Fonte.

O workshop, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), teve como objetivo reunir representantes das diversas instituições envolvidas na pesquisa para debater sobre os principais achados e possíveis usos da pesquisa e contribuir para a versão final do relatório.

Os participantes discutiram os resultados da pesquisa em grupos e na plenária final, apontaram recomendações para a efetividade das parcerias público-privadas na educação pública do Rio de Janeiro. Simone Monteiro, representante da SME, colocou a necessidade de se criar um mecanismo que dê retorno para a escola e visibilidade às parcerias em curso: “A escola ter clareza do seu projeto político pedagógico e critérios estabelecidos para escolher seus parceiros, facilitaria o acolhimento e monitoramento dos projetos na rede, assim como sua multiplicação nas escolas". Eliane Ferreira, diretora do CIEP Gustavo Capanema, sintetizou bem os caminhos apontados pela pesquisa: "Eu saio daqui com mais perguntas que respostas. Há muito que se refletir sobre essas questões”. Camila Leite, do Instituto de Arte Tear reforça: “Como um primeiro levantamento das parcerias da rede, o estudo tem o papel de trazer questões sobre esse tema, mais do que respostas prontas”.

A proposta de realização da pesquisa surgiu a partir dos resultados apontados pelo Programa Parcerias para Educação, do Instituto Desiderata, e da necessidade de entender melhor como acontecem as parcerias público-privadas na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. A pesquisa, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, procurou responder a seguinte pergunta: “As parcerias público-privadas em curso no Rio de Janeiro contribuem para a melhoria efetiva da qualidade da educação pública no município? Em que medida e de que forma?”

A publicação da pesquisa, incluindo as recomendações feitas no Workshop, será lançada em um seminário no dia 3 de setembro, também no CCBB, aberto a todos os interessados em debater esse tema.

 
-

. 

Áreas Relacionadas
Logo Instituto Desiderata
Rua Visconde de Pirajá 550 - sala 1303
Ipanema - Rio de Janeiro - Brasil
21 2529-8347
Site desenvolvido por Simplesmente Comunicação e Design